Se pretender utilizar o gison3dmap numa instalação aberta ao público, irá necessitar de uma aplicação multimédia simples, em que se possa navegar de uma forma intuitiva, tal como numa página Web, e ser capaz de ver, para um tópico específico seleccionado, os respectivos dados espaciais projectados no mapa 3D com o clique de um botão.
Um cliente SIG será seguramente demasiado complexo para este fim, e mesmo o cliente Powerpoint, apesar de mais simples de utilizar, também não é adequado.
Usar o gison3dmap para projectar entidades espaciais selecionadas no âmbito de uma aplicação multimédia é uma tarefa de programação relativamente simples. Tal como com o cliente Powerpoint, será recorrendo aos clientes SIG que serão preparados os ficheiros de comandos que irão reproduzir as projecções pretendidas.
Depois, utilizando a API do gison3dmap, é muito simples integrar esses comandos no âmbito do desenvolvimento de uma aplicação multimédia, para quem saiba um pouco de programação.
Em alternativa poderá optar por licenciar a aplicação mmon3dmap – o cliente multimédia do gison3dmap – que foi desenvolvido utilizando a referida API, para ser utilizado como parte integrante do sistema, por utilizadores sem quaisquer conhecimentos de programação. |