gison3dmap
homepage
recomendar site
adicionar site aos favoritos
English Version
o gison3Dmap ... software ficheiros para download ... os nossos contactos ...
 
 
  gison3dmap >>  Exemplos  >> Paisagem de Sintra 3D << voltar  
     
 

A CCCGeomática concluiu a instalação do seu décimo sistema gison3dmap em Novembro de 2010, para a Parques de Sintra Monte da Lua, SA (PSML).

Situado na Casa do Pombal (imagem seguinte à esquerda) junto à porta de entrada nascente do Parque da Pena, o sistema da Paisagem de Sintra 3D tem como objectivo oferecer aos visitantes do parque e do palácio, uma perspectiva global sobre a serra de Sintra, a sua paisagem e os seus monumentos. Clique aqui para obter uma brochura da Paisagem de Sintra 3D.

 
 
 
 

O sistema utiliza uma maqueta da serra de Sintra que abrange as áreas sob gestão da PSML, nas quais se inclui a área da Paisagem Cultural Mundial de Sintra, e da qual se pode ver na na imagem anterior à direita, a sua projecção a verde sobre a maqueta.

A maqueta está à escala 1:3.000, e é constituída por dois painéis, com uma dimensão total de 2,12 x 1,8 metros. O exagero vertical é de 1,2 vezes (escala vertical 1:2.500) e o seu relevo total 21 cm.

À escala desta maqueta era imprescindível representar os edifícios e os monumentos mais emblemáticos da Paisagem Cultural de Sintra. Foram por isso produzidos modelos 3D à escala 1:2.500 do Palácio da Pena, do Castelo dos Mouros e do Palácio de Monserrate, os quais foram posteriormente impressos numa impressora 3D, e dos quais se podem ver os dois primeiros a seguir, na imagem à esquerda.

 
   
 

O sistema gison3dmap da Paisagem de Sintra 3D, na imagem anterior à direita, é constituído por um servidor Windows 7 com 6 saídas gráficas, no qual residem os dados geográficos utilizados nas projecções a efectuar sobre a maqueta.

Quatro das seis saídas gráficas estão ligadas a projectores vídeo XGA Sanyo PLC XU-105 de 4500 Ansi lumens, e uma a dois ecrãs LCD, por intermédio de um repartidor HDMI. Os projectores são controlados a partir do servidor, de forma automática, com recurso a “leds” de infravermelhos.

Os visitantes interagem com o sistema por intermédio de uma aplicação multimédia, a qual executa num quiosque multimédia e integra conteúdos organizados de forma hierárquica, em Português e Inglês (na imagem a seguir, à esquerda).

Ao navegar nesta aplicação, e também em resposta ao toque nos botões de projecção disponíveis em rodapé, acontecem projecções de conteúdos geográficos relacionados sobre a maqueta, bem como a apresentação sincronizada de imagens e vídeos nos dois ecrãs LCD colocados nos dois cantos da sala, por detrás da maqueta.  

 
   
 

A interacção ad-hoc com o sistema gison3dmap é efectuada com os softwares cliente SIG, VisualSIG e ArcGIS (na imagem anterior à direita), utilização esta que é dinâmica e pode ser concorrencial.

Os clientes SIG são essenciais para a preparação das bases de dados geográficas e dos comandos de projecção utilizados na aplicação multimédia, mas também para a utilização do sistema projectando dados geográficos de forma dinâmica e em tempo real. O VisualSIG está instalado no quiosque multimédia e o ArcGIS é utilizado a partir de um portátil ligado em rede com o sistema.

A imagem a seguir, à esquerda, mostra um mapa de exposições das encostas projectado na maqueta 3d a partir da aplicação que corre no quiosque multimédia, visível em primeiro plano. Nesta imagem pode-se observar também a localização dos projectores no tecto, a meio e por cima da maqueta, projectando na vertical, de cima para baixo.

Neste sistema, a acessibilidade aos projectores e ao equipamento servidor gison3dmap, encastrado no tecto, é efectuada deslocando a mesa, a qual possui um sistema hidráulico de elevação com rodas loucas, e quatro guias no pavimento, destinadas a permitir reposicionar a mesa da maqueta numa posição fixa pré-definida em relação aos projectores de vídeo.

 
 


 
 

Na imagem anterior, à direita, pode-se ver um pormenor da projecção do mapa de exposições, o qual permite constatar a elevada qualidade da projecção obtida com o sistema gison3dmap, a qual se deve tanto à elevada resolução das imagens projectadas, como também à qualidade do processo de calibração dos projectores que faz parte integrante do sistema.

 
     
  ^ topo  
 
Copyright © 2006 CCCGeomática . Desenvolvido por Helcadesign